facebook twitter youtube rss
PHOTOSHOP: Clareando fotos como um profissional (e sem esforço)
Postado por em jul 12, 2011 sob as tags Featured Articles, Photoshop, Tutoriais | 3 comments
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 10,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

Um dos tutoriais campeões de acesso no Design in a Box é sobre como clarear fotos no Photoshop. Como tudo na vida, não existe uma fórmula mágica que funcione para todos os casos. Sendo assim, após alguma pesquisa, achei algumas dicas válidas na hora de clarear fotos no Photoshop de maneira profissional.

Não deixe de comentar este post, dizendo se gostou, se odiou, se foi fácil ou se foi difícil. Só assim podemos fazer tutoriais cada vez melhores.

 

 

 

 

PASSO 1

Abra uma foto com baixa exposição de luz no Photoshop. Todo mundo tem pelo menos uma foto que te fez morrer de raiva por estar muito escura, mas se você quiser utilizar outra imagem para teste, procure no Google por “underexposed” ou “foto escura”. Você vai saber do que estou falando.

 

 

PASSO 2

Aqui vou mostrar algumas maneiras fáceis de fazer isso, que infelizmente, como tudo que é fácil, não são as melhores maneiras e nem vão render os melhores resultados.

 

Brightness/Contrast

Esta é sem dúvida a ferramenta mais utilizada para clarear fotos e de fato, conseguimos algum resultado com ela. No entanto, você não tem tanto controle sobres as áreas claras e escuras e as vezes o que já estaria na exposição correta de luz, pode ficar superexposto, como fotos em praias por exemplo.

Vá em Image > Adjustment > Brightness/Contrast. Abrirá a janela que você vê a seguir. Tente achar o equilibro entre claro e escuro mexendo nas configurações.

Neste caso, como toda a foto estava com baixa exposição de luz, o resultado não ficou dos piores. No exemplo da foto a seguir, você vai ver que como algumas regiões da foto estão com a exposição correta, sendo que o efeito acaba sendo o inverso. Mesmo tentando compensar com contraste o resultado não é dos melhores.



 

Levels

A ferramenta Levels é mais poderosa que a anterior e também causa um pouco de medo nos iniciantes. No entanto, com algumas noções básicas sobre esta ferramenta, você verá que ela não é um bicho de sete cabeças. Há material extenso e detalhado sobre esta ferramenta na internet, entretanto para mantermos este tutorial simples, daremos conceitos bem básicos.

Vá em Image > Adjustments > Levels. Este gráfico que aparece é o que chamamos de Histograma. O Histograma é um gráfico onde as informações de cor da imagem estão representadas através de barras verticais. Abaixo dele temos 3 setas que chamamos, da esquerda para a direita, de Black Point Slider, Midtone Slider e White Point Slider. Estas setas, respectivamente controlam as sombras, os meio-tons e as luzes de uma imagem.

Aqui vai o guia rápido a respeito delas:
SETA PRETA ARRASTADA PARA O MEIO : Escurece as sombras da imagem.
SETA BRANCA ARRASTADA PARA O MEIO: Clareia ainda mais as luzes de uma imagem.
SETA CINZA: Para a direta, clareia os meio-tons e para a esquerda, escurece os meio-tons.

Abaixo segue as configurações que fiz na janela Levels e você acompanha um antes e depois. Veja que apesar de conseguirmos clarear os rostos, as luzes continuam sendo um problema, sendo que o céu ficou praticamente branco. Ainda sim, com a ferramenta Levels conseguimos um resultado um pouco melhor.

 

 

OBS: Na janela Levels você encontra 3 conta-gotas na direita da janela. São as Dropper Tools. Elas tentam aproximar as sombras, meio-tons e luzes de uma imagem através de uma amostra da mesma. Em um português um pouco mais claro: ela não vai salvar sua vida na hora de clarear uma foto mais pode criar efeitos interessantes. Experimentar selecionar os conta-gotas e clicar em partes distintas da imagem e veja os resultados. Segue abaixo alguns exemplos:

 

 

 

Shadows/Highlights

Como o nome mesmo diz (Sombras/Luzes), esta ferramenta atua mais no clareamento de sombra e rebaixamento de tons mais claros. Ele até funciona bem em alguns casos, mas valores acima de 50% tendem a ter como resultados sombras detalhadas demais e por isso mesmo, artificiais.

Vá em Image > Adjustments > Shadows/Hightlights… Abaixo você vê o resultado do antes e depois.

 

 

 

 

 

Tratando suas fotos de maneira profissional. (e sem esforço)

É aqui que a diversão começa de verdade.

 

 

PASSO 3

O primeiro passo para ter um controle maior sobre o resultado dos tratamentos de imagem que você faz é abolir de uma vez por todas o menu Image > Adjustments e suas opções e começar a utilizar Adjustment Layers. De fato, são as mesmas opções, com a diferença de que você pode ajustar um efeito se quiser sem precisar desfazer seu trabalho. Você ainda pode configurar a opacidade desse layer e o melhor, utilizar máscaras.

Para inserir um Adjustment Layer, basta clicar no botão na parte inferior da janela Layers, como mostra a imagem abaixo:

 

 

Adicione um Adjustment Layer para Levels. Note na imagem acima que um novo Layer é criado acima da imagem/foto. Caso não esteja vendo a janela Adjustments, clique duas vezes sobre este layer, na janela Layers. Voilá.

 

 

 

PASSO 4

Use as setas para clarear a foto. Traga a seta cinza mais para a esquerda e caso precise de mais contraste, traga a seta preta mais para o centro.
Abaixo segue as imagens que explicam melhor este passo.

 

 

 

PASSO 5

Este passo é a magia de todo o tutorial. Preste bem atenção. Só para deixar bem claro os resultados, segue abaixo a foto original e a foto com o Layer Adjusment – Levels.

 

Original

 

Layer Adjusment – Levels

O problema das outras alternativas era o excesso de luz em algumas áreas, neste caso, no céu, que ficou branco.

O que vamos fazer é criar uma máscara para o céu. Para quem não está acostumando com o conceito de máscaras no Photoshop, elas funcionam como um estencil. Quando você adiciona uma máscara em um Layer (e podemos fazer isso num Adjustment Layer), o que for pintado de preto ficará visível, o que estiver em branco ficará invisível e o que estiver em cinza ficara translúcido, mais ou menos de acordo com a tonalidade de cinza.

Você deve estar se perguntando se terá que ficar contornando o céu para criar a máscara certo? A resposta é NÃO.
Tenha certeza que que a máscara do Adjustment Layer esteja selecionada. Veja o local exato na imagem abaixo:

 

Vá em Image > Apply Image. Aqui o mais importante é ter a opção INVERT selecionada. O que isso faz. Faz com que o que está claro na imagem seja duplicado de forma inversa ou seja escura. Isso fará que a máscara deixe o céu visível e assim podemos corrigir o problema de claridade com esta parte da foto.

 

Veja que aparece a máscara no layer e que o céu está preenchido com preto. Veja também o resultado abaixo e compare com o céu da figura tratada anterior.

 

 

 

 

PASSO 6

Para finalizar, só para deixar mais claro o efeito alcançado e mostrar a diferença na qualidade final, criei um outro Adjustment Layer, dessa vez com a ferramenta Curves. Com esta ferramenta escureci o céu ainda mais, para no resultado final ter um céu mais azul. Depois repeti o Passo 5 só que dessa vez, SEM a opção INVERT selecionada. Abaixo você vê o resultado final da imagem.

 

Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida, comente. Estaremos atentos e prontos a ajudar.

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

http://tutorialpulse.com/45/brighten-photos-like-a-pro/
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/levels.htm
http://www.sotutorial.com/index.php/tutoriais-photoshop/photoshop-013-histograma/



Sobre o autor

Tiago Pimentel

Estudei design gráfico na EPA e por uma ironia do destino, me tornei diretor de arte digital. Também sou ilustrador e músico, trabalho na Jazz Digital e sou adicto a links interessantes e todas as coisas boas da vida: fotografia, moda, cinema, viagens, arte, cultura, internet. Além disso dedico meu tempo livre às artes plásticas. Entre em contatos através das redes sociais, Facebook, Twitter, etc. Os links estão no MeAdiciona: www.meadiciona.com.br/tiagopimentel

Você também deve curtir:

Crie efeitos em suas fotos sem Photoshop com o Dumpr Não é novidade para ninguém que com o advento das cameras digitais a internet possui cada vez mais...
Tutorial: Como clarear fotos no Photoshop. Aprenda uma maneira simples e rápida de clarear fotos com pouca luminosidade no Photoshop. Este é mais...
Fotos retros dos EUA Não importa se você ama fotografia (meu caso), ou se guarda fotos como referências para desenhar depois...
Novas imagens do Photoshop CS 4 A versão mais do que realista da interface do Photoshop CS 4 na verdade é uma campanhada criada...


3 Respostaspara ““PHOTOSHOP: Clareando fotos como um profissional (e sem esforço)”

  1. joao disse:

    amei

  2. Daniel de Castro disse:

    Meus parabéns, trabalho restaurando fotos antigas e o seu tutorial é um dos melhores que já achei na internet, mais uma vez, meus parabéns pela paciência de como ensina tudo passo a passo nesse tutorial.
    Atenciosamente
    Daniel de Castro
    Icaraí – Niterói – RJ

  3. [...] Fonte: http://www.designinabox.com.br/2011/07/photoshop-clareando-fotos-como-profissional/ Share this:TwitterFacebookCurtir isso:Curtir Carregando… Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado Tratamento Clareamento Imagem Photoshop Tutorial …. Guardar link permanente. [...]

  4. Clovis disse:

    Ótimo tutorial, meus parabéns. Ainda estou aprendendo trabalhar com Photoshop e o tutorial me ajudou muito. Obrigado!

Deixe uma resposta

parceiros

Fazer Site de Design Grátis
The Old Black Gallery
Blog Ditudu
Choco la Design: O lado mais gostoso do design!
Studio MANGA ROSA
Tutorial 3D
Cute Drop
Magel Studio
Design Dicas
Design Dicas
Tutoriart
SmartGirls
Des1gnOn
Designers Brasileiros
sala7 design
Design Fera
Tonka 3D
My Owl Barn
Follow the Colours
Logotomia
Paroxismo Records
Designerd
SetUP Extras - Wallpapers  Matrias  Design
Artefinal
Designine